fbpx
12/11/2019

Câncer de próstata: se descoberto cedo, chance de cura é de até 90%

Preconceito é o principal inimigo dos homens de mais de 40 anos, devido ao fato de a doença ser silenciosa no estágio inicial

No mês de novembro, marcado pela campanha Novembro Azul, o tema “câncer de próstata” marca os noticiários. É o segundo câncer que mais mata os homens no Brasil e, por isso, a importância de se abordar o tema.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa em seu estágio inicial, dando sinais apenas quando avançada. Este fator, aliado ao preconceito e resistência masculina em buscar prevenção e realizar exames, pode ser fatal. “Ainda existe resistência da população masculina em buscar a prevenção. É preciso a conscientização e o apoio da família para os cuidados da saúde do homem”, orienta o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares.

Por isso, a realização de exames de rotina é tão importante para os grupos de risco – homens a partir de 50 anos de idade ou aos 45 anos, se houver casos na família. “Todos, especialmente a partir dos 40 anos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma avaliação e realizar exames laboratoriais, para que casos de câncer sejam diagnosticados precocemente e tenham possibilidade de cura”, afirma Tavares.

90% de chance de cura

Para realizar o diagnóstico do câncer de próstata são necessários, inicialmente, dois exames: o de sangue (PSA) e o digital da próstata. “Ambos os exames são simples de serem realizados e amplamente disponíveis na rede pública de saúde. O exame da próstata (toque retal) dura apenas dez segundos e é realizado de maneira indolor”, frisa o urologista Fernando Fróes. Segundo o especialista, o importante é o diagnóstico precoce da doença, quando descoberta na fase inicial, a chance de cura é superior a 90%.

Quando em quadro avançado, a doença pode apresentar sintomas como dificuldade para urinar decorrente da compressão do tumor sobre o canal urinário, além de dores ósseas em pacientes que já possuam tumores espalhados.

Fonte e foto: Jornal de Brasília

Ver todas as notícias

Quer contratar um seguro
para você ou para a sua empresa?

A gente resolve!

Faça agora a cotação do seguro que
você precisa e deixe que a gente te ajuda

ou